Governador visita sede do SICTC e diz que pleito do ICMS é “justo e legítimo”

Quase um ano depois de encontrar-se com líderes empresariais do Vale do Paranhana na sede do SICTC, ainda na condição de candidato ao chefe do Executivo gaúcho, o agora governador do Estado, Eduardo Leite, volta a Três Coroas, diante de um auditório lotado, para falar sobre o que ele e sua equipe têm feito pelo setor. O reencontro ocorreu na sexta-feira, 18 de outubro, quando Leite foi recepcionado por alunos da Escola de Sapateiros, projeto que em 2019 comemora dez anos.
Os empresários demonstraram preocupação com o cenário atual: em 2007, a indústria calçadista gaúcha representava 40% do valor gerado pela produção nacional. Uma década depois, a participação do RS caiu para 29%.
Diante deste quadro, há um ano o Movimento Pró-Calçado RS lançou a campanha “ICMS Igual para Todos”, cujo principal pleito é a equiparação da carga tributária com o Estado de Santa Catarina, onde o segmento calçadista encontra-se em plena expansão (saiba mais aqui https://icmsigualparatodos.com/)

IMPORTÂNCIA ECONÔMICA
O governador disse que a demanda é “justa e legítima”. Leite destacou, ainda, que a Secretaria da Fazenda não tem a missão de resolver as questões do governo, mas de atender as necessidades dos setores produtivos. “A Secretaria da Fazenda está aberta para discutir com os setores produtivos e os empreendedores a política tributária do Estado. Isso é uma novidade. A nossa postura agora é sentar à mesa. Criamos um programa chamado Receita 2030 não apenas para reduzir alíquotas, mas para simplificar a relação com o contribuinte”, acrescentou. Ele também disse que o setor é visto como de extrema importância para a economia gaúcha, dada a mão de obra intensiva que demanda. “Por isso, ele merece ser olhado com atenção a partir de estímulos da redução de impostos”, sinalizou.
Para o presidente do SICTC, Joel Brando Klippel, o governador foi muito explícito em se colocar sensível à necessidade de igualdade fiscal em relação ao restante do País. “Estamos muito próximos de conseguir alcançar o pleito, estou seguro disso”, afirmou ele.

PRESENTE ESPECIAL
Durante o encontro, Leite foi presenteado com um par de calçados, produzido pelos alunos da Escola de Sapateiros.
Também participaram da agenda o deputado federal Lucas Redecker e os deputados estaduais Dalciso Oliveira e Issur Koch.

IMG-20191018-WA0110Fotos: Leonardo Behling