Polo de de Três Coroas é notícia nacional

Reportagem veiculada no RBS Notícias de terça-feira, 22 de setembro de 2020 (https://globoplay.globo.com/v/8878061/), apresentou cases de indústrias do polo de Três Coroas que estão conseguindo recuperar o desempenho comprometido pela pandemia. Entre os fatores que contribuíram para esta retomada, conforme mencionou a diretora da Cia Perfeita, Quéli Faiffer, está o fechamento de pedido com uma grande rede de lojas, cuja visita ao polo foi viabilizada pelo Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas (SICTC). De acordo com o executivo comercial do SICTC, Juliano Mapelli, foram em torno de 100 mil pares encomendados em 14 fábricas da cidade. A ideia é repetir esta ação com outras grandes redes de lojas.
Também foi case da matéria a Cecconello, empresa que reforçou sua presença digital durante os últimos meses. Segundo o diretor criativo da fabricante, a retomada da capacidade produtiva plena deve ocorrer em outubro. Ele também relatou que o e-commerce da marca passou a ser, neste período, o principal cliente da indústria.

SANITIZAÇÃO
A sanitização das empresas, ação viabilizada a partir da parceria entre o SICTC e o sindicato dos trabalhadores local, também foi mencionada na reportagem. O equipamento, manejado pelos Bombeiros, tem a capacidade de pulverizar um potente bactericida, utilizado também na higienização de hospitais. A primeira aplicação foi realizada de maneira gratuita e empresas interessadas em agendar o procedimento a preços mais acessíveis do que os praticados no mercado podem fazer contato com o SICTC.

RETOMADA DA ARRECADAÇÃO
De acordo com a reportagem, a arrecadação de ICMS do RS registrou queda de 6% nos últimos cinco meses e, em agosto, o índice voltou a ser positivo, com aumento de 1,7% no comparativo ao mesmo mês de 2019.
Agora, a expectativa é para que o consumo siga numa crescente, para que o comércio continue se abastecendo de calçados produzidos pelo polo. Toda esta movimentação também irá impactar na reposição das 1,8 mil demissões registradas somente nas indústrias de Três Coroas neste ano.
“É uma recuperação gradativa, mas real. Os pedidos estão voltando e a necessidade de recontratar acontece”, comenta Mapelli.