Palavra do Associado: Márcio Port dos Santos

Numa iniciativa do Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas (SICTC), o associado ganha ainda mais voz junto à entidade através de uma ação que, todos os meses, falará das impressões e dos benefícios se fazer parte dessa entidade, que visa sempre alcançar melhores resultados ao seu quadro associativo.

Márcio, que atua diretamente na entidade, atualmente ocupa o cargo de Tesoureiro, enxerga que, diante de todas as crises econômicas e da própria pandemia, o Sindicato está cada vez mais próximo dos seus associados. Sua representatividade junto às promotoras de feiras, especialmente à Merkator e à Abicalçados, entidade que congrega calçadistas nacionalmente, cria esses vínculos fortes, e, num momento de retomada, serão fundamentais para tocar projetos importantes, como a Escola de Sapateiros, entre tantos outros.

“Hoje, o Sindicato oferece assessoria jurídica, assessoria tributária, programas como o Menor Aprendiz, Escola de Sapateiros e cursos de Modelagem (em stand by – em função da pandemia), além do Projeto Três Coroas Shoes, sucesso entre calçadistas da cidade e a viabilização da participação em eventos e feiras nacionais e internacionais. Ainda, claro, a entidade oferece toda a sua estrutura física, que pode ser utilizada pelo associado”, completa Márcio.

Ele destaca, também, a repercussão que as mídias sociais do @trescoroasshoes têm alcançado, com muita visibilidade de produtos dos participantes do Projeto, além das rodadas de negócios e showrooms que estão sendo promovidos com a vinda de clientes potenciais. “São muitas vantagens que o Sindicato oferece por um valor considerado simbólico”, aponta.

O Sindicato é um grande representante nacional, tem uma boa relação com diversos órgãos e entidades pares que só fomentam um crescimento contínuo do cluster calçadista de Três Coroas. “É uma entidade respeitada, tem uma grande relevância no setor”, destaca Santos.

“O Sindicato também é forte atuante na questão ambiental, com passivo zero nos resíduos e uma redução de custo significativo na triagem. A elaboração de Licenças ambientais, como a do Ibama, também estão entre os diferenciais da entidade”, destaca o tesoureiro do SICTC.

Projeto Três Coroas Shoes

“Foi esse Projeto que permitiu levar minha marca para importantes feiras do setor, como SICC e Zero Grau (em Gramado/RS), Francal e Couromoda (São Paulo/SP) e 40 Graus (João Pessoa/PB), por exemplo. Sozinho, eu não conseguiria atender todos esses eventos. No Projeto, o custo para estar em cada um deles, cai pela metade, além de toda a estrutura de recepção oferecida, que é muito importante”, avalia ele.

O coletivo leva empresas que estão interessadas em crescer e aumentar suas vendas aos principais eventos do setor, segundo Márcio. Ele deseja que cada vez mais empresas participem desse Projeto e se alinhem com o Três Coroas Shoes, pois assim, fica mais fácil de se destacar e de crescer, inclusive internacionalmente.