SICTC Lança Projeto EcoPonto de Entrega Voluntária

Foto: Divulgação

Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas/RS cria projeto com o apoio da Dirtel Transportes e da Prefeitura Municipal de Três Coroas, que desperta e sensibiliza a consciência ecológica da sociedade através da coleta seletiva em espaços públicos e o repasse de verbas provenientes dessas arrecadações aos participantes.

Atuando com comprometimento e eficácia na gestão ambiental das empresas calçadistas de Três Coroas, já tendo inclusive zerado o passivo ambiental do município oriundo dessas indústrias e entregue o termo de encerramento do ARIP  à FEPAM, Federação Estadual de Proteção Ambiental  – RS, o SICTC lança um novo desfaio, dessa vez, que envolve toda a sociedade e tem foco nas escolas e nos demais espaços públicos da cidade.

“Despertar a consciência ecológica da sociedade através da coleta de resíduos domésticos do dia a dia passíveis de serem reciclados e entregues em Pontos de Entrega Voluntária, os PEVs, além de reverter essa coleta em renda que será utilizada em prol das escolas e entidades que aderirem ao programa, esse é o cerne desse projeto”, conta Grasiela Rutiel Huff, gestora ambiental do SICTC.

Na prática

O projeto propõe envolver toda a sociedade de Três Coroas, autorizando pontos de coleta, os PEVs, em escolas e entidades que desejarem se inscrever nele. Esses inscritos receberão sacos de armazenamento específicos, fornecidos pela Dirtel Transportes, para armazenar as coletas, que serão arrecadadas também pela mesma empresa de transporte continuamente.

A gestão ambiental e o controle das planilhas de coleta ficam por conta do SICTC, que fará também, os repasses dos valores arrecadados aos participantes, de acordo com sua arrecadação de resíduos. “Esses valores devem ser destinados a compra de brinquedos pedagógicos, instrumentos para educação física, produtos de limpeza e viagens de estudo”, conta Grasiela.

Sensibilização

Parte do projeto é a sua divulgação. O SICTC está empenhado em oferecer palestras que sensibilizem e mostrem a importância que tem o despertar da consciência ecológica, tanto em crianças, quanto na sociedade em geral.

Também, campanhas de divulgação da ação devem envolver de forma mais significativa a sociedade como um todo, despertando a sua relação com o meio ambiente.

Adesão

Não existe custo algum para aderir ao projeto. Para participar, basta procurar o SICTC, obter mais informações e se inscrever.

SICTC – Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas

Grasiela Rutiel Huff, Gestora Ambiental