Escola de Sapateiros de Três Coroas Forma Nova Turma

Depois de mais de um ano paralisada em função da pandemia, a Escola de Sapateiros retomou suas atividades e formou no início de janeiro 15 novos profissionais, que estão prontos para o mercado de trabalho na área calçadista, incluindo modelagem.

Os cursos de sapateiro e de modelagem, formam novos profissionais na noite de 3 de janeiro, na sede do Sindicato da indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas/RS, SICTC.

Uma parceria entre o SICTC e o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Calçados de Três Coroas, SindSapateiros, com o apoio da Prefeitura Municipal de Três Coroas/RS e das Faculdades Integradas de Taquara, FACCAT, otimiza os cursos aos interessados em se profissionalizar e atuar no mercado de trabalho local.

Mão de Obra Qualificada

A indústria calçadista é tradicional na cidade de Três Coroas e tem no seu dna a participação da população local. Formar a mão de obra que conduzirá e manterá o sucesso das indústrias calçadistas da cidade é mais que natural e estratégico.

Para Anderson Braga, de 24 anos, que atua na empresa Bebecê, o sentimento de formar-se na Escola de Sapateiros é de realização e alegria, “pois sabendo da importância que o calçado tem para a cidade, nos faz comemorar de alegria e gratidão”, pontua ele.

Já Taís Martins, de 28 anos, que faz parte do time da empresa Infinitu’s, tem a expectativa de colher bons resultados no futuro. Ela destaca, acima de tudo, a forma humanizada do ensino da Escola. Taís avalia que uma turma menor significa mais aprendizado e uma melhor percepção do professor em relação a cada um dos alunos. Ela espera logo poder matricular-se em mais um curso oferecido pelo conjunto de entidades, o curso de CAD.

Tecnologia de Ponta Para as Futuras Gerações

Quando Anderson iniciou no curso da Escola de Sapateiros, pensava que não existia muito o que aprender, uma vez que já trabalhava na área. Mas, foi literalmente surpreendido com tamanha riqueza em detalhes que o sapato tem, então o curso se tornou uma oportunidade de crescimento gigantesca: “tive a oportunidade de aprender sobre o ofício e expandir meu conhecimento na área, especialmente no que diz respeito às novas tecnologias dos processos”, enfatiza ele.

Taís também compartilha da mesma opinião, não imaginava toda a complexidade do processo da fabricação de sapatos. Para ela, a tecnologia que hoje está presente nos processos deixa tudo mais ágil e relativamente fácil: “creio que essa seja a principal mudança na evolução da fabricação de calçados”, pensa ela.

Reconhecimento

A Escola de Sapateiros é uma instituição reconhecida entre os estudantes e os já formados no ofício, que atuam na cidade de Três Coroas. Os alunos são gratos pelo conhecimento adquirido. “Meu agradecimento aos criadores e organizadores deste projeto. Esse curso é muito importante tanto para quem está começando quanto para quem já está na área. Auxilia muito no desenvolvimento pessoal e no desenvolvimento do polo calçadista da cidade”, avalia Taís.

O curso, além de todo o aprendizado em si, é um celeiro de novos contatos. “Formamos amizades que agregam muito em nossas vidas, auxiliando no processo de aprendizagem. Sou grato pela oportunidade e por todo o conhecimento adquirido”, finaliza Anderson.