Indicadores econômicos sinalizam desempenho positivo para a indústria em 2019

   O ano de 2019 começa com bons indicadores para a economia do País e, em especial, para o Rio Grande do Sul. Segundo dados consolidados recentemente pelo IBGE, a indústria gaúcha encerrou 2018 com o segundo melhor desempenho do País. Houve um incremento produtivo de 5,5%. O RS só ficou atrás do Pará, que avançou 9,6%, resultado impulsionado pela extração de minério de ferro.
Nesta sexta-feira, 15 de fevereiro, o Banco Central divulgou boletim regional com o desempenho trimestral das condições da economia. Conforme o relatório, a atividade econômica na região sul cresceu 1,0% no trimestre encerrado em novembro de 2018, em relação ao finalizado em agosto, repercutindo, em especial, os resultados do setor terciário, principalmente do comércio. A evolução da carteira de crédito – em contexto de juros mais baixos e inflação controlada – continuou favorecendo a retomada da atividade no Sul. As vendas do comércio sugerem consistência do crescimento do setor, com elevação em nove das dez atividades pesquisadas.

CALÇADO EM ALTA
Ainda segundo o relatório do BC, a atividade industrial manteve-se estável no em igual período em comparação ao trimestre encerrado em agosto, quando o expressivo avanço repercutira a retomada da produção após a paralisação do setor de transporte de cargas. Das 18 atividades incluídas na pesquisa, houve aumento na produção em sete, principalmente, em veículos e calçados. Em doze meses, a indústria registrou recuperação consistente, liderada pela produção de automóveis. Essa retomada, aliada à evolução do mercado de crédito e à redução de incertezas no ambiente doméstico, levou à maior confiança dos industriais – o Icei (índice de Confiança do Empresário Industrial) totalizou 61,9 pontos no último trimestre no ano, ante 52,3 pontos no anterior e 58,3 pontos em igual período de 2017.

PRODUÇÃO DE TRÊS COROAS EM ALTA
Prévia do número de pares de calçados produzidos pelo polo de Três Coroas em 2018 indica retomada da atividade. Conforme dados apurados pelo Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas (SICTC), no ano passado as indústrias locais fabricaram 11.500.426 pares, ante 10.861.541 contabilizados em 2017. Isso representa um aumento de 5,55% no volume produzido.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s