Vale do Paranhana é destaque na Assembleia

O deputado estadual Dalciso Oliveira (PSB) ocupou recentemente o grande expediente da Assembleia Legislativa gaúcha para apresentar ao público as potencialidades da região que o elegeu, o Vale do Paranhana. Assistiram ao seu pronunciamento, que ocorreu em 14 de fevereiro, empresários e autoridades locais, entre as quais o presidente do Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas (SICTC), Joel Brando Klippel. O parlamentar enfatizou a força do vale, que reúne os municípios de Igrejinha, Três Coroas, Parobé, Taquara, Riozinho, Rolante e Nova Hartz.

Dalciso mencionou que a população da região ultrapassa 220 mil habitantes, e falou sobre o protagonismo do setor industrial que, em 2016, foi responsável pela arrecadação de R$ 1,7 bilhão de ICMS. “É um polo econômico e industrial com 9 mil empresas ativas e que tem o PIB de quase R$ 6 bilhões”, ressaltou. Também acrescentou que é preciso valorizar o Paranhana, pois representa a 12º economia do Rio Grande. Dalciso detalhou a importância em incentivar o empreendedorismo e desburocratizar o setor e criticou o que chamou de “caixa preta dos benefícios fiscais”. Também propôs a modernização da política de incentivos do Rio Grande do Sul.

A localização privilegiada, os eventos culturais e o fluxo de visitantes foram enaltecidos, bem como a qualidade na educação. “A Faccat é a quarta maior universidade do país”, lembrou o parlamentar, ao agradecer a presença do diretor da faculdade, Delmar Backes.

Colegas deputados fizeram apartes durante o discurso de Dalciso, elogiando a iniciativa de homenagear uma das regiões mais prósperas do Estado.