Ipadma conquista Prêmio Direções na categoria Sustentabilidade

A noite de 25 de abril foi de pura emoção para dezenas de empresas e profissionais, reconhecidos pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) na 7ª edição do Prêmio Direções. No evento, que também comemorou os 36 anos da entidade, houve posse do novo Conselho Deliberativo e Fiscal, além do anúncio do novo presidente executivo. Para o polo calçadista de Três Coroas, a premiação foi ainda mais significativa. A Ipadma, marca produzida pela Levine, com sede na cidade, foi premiada na categoria Sustentabilidade Micro/Pequeno porte.
“O prêmio reconhece nossa gestão orientada pela sustentabilidade, seguindo os pilares do economicamente viável, socialmente justa, ecologicamente correta e culturalmente engajadas”, comemora a designer e CEO da Levine, Sirlei Feiten. Ela acrescenta que, acima de tudo, o troféu valoriza a experiência e o conhecimento da equipe que, independentemente de seus cargos e níveis, acreditou no projeto como um caminho para o desenvolvimento profissional e, por consequência, nos resultados da empresa.

ENTENDA O PROJETO
Os calçados Ipadma nasceram no chão de fábrica, aproveitando o couro excedente da indústria, combinados com materiais reciclados e renováveis. “De nosso primeiro modelo Ipadma até aqui, praticamos o design sustentável, criando produtos com estética, ergonomia e conforto, que produzam impacto social positivo, com o mínimo de desperdício de matéria-prima e sem prejuízo ao meio ambiente”, detalha Ana Iwancow, responsável pela comunicação e marketing da companhia. O emprego de mão de obra local, a valorização do feito à mão e a identificação com o modo de consumo “slow fashion” conferem à marca diferenciais altamente valorizados por uma tribo de consumidores que só cresce.
“Aprendemos que fazer comunicação com responsabilidade social estimula mudanças de comportamento. Isso é possível através do diálogo nos canais de mídia. Esse prêmio consagra nosso entusiasmo pela cultura da sustentabilidade, que expressamos na comunicação e em nossa filosofia de trabalho”, acrescenta Ana.

Confira os demais vencedores:

Categoria: GESTÃO INDUSTRIAL
Médio/grande porte: Vulcabras/azaleia
Projeto Inovador para a área de Gestão Industrial, com foco em produtividade. A empresa criou uma cultura nos colaboradores, que se engajaram no projeto de produzir mais e melhor, por meio da gestão adequada do uso de matérias-primas, economia de água e energia elétrica, entre outros.

Micro/pequeno porte
Sem vencedor (cases não alcançaram o número mínimo de critérios para avaliação)

Categoria: SUSTENTABILIDADE
Médio/Grande porte: Savelli
A empresa vencedora na categoria Sustentabilidade médio/grande porte abrangeu os três pilares do conceito: ambiental, econômico e social. Investiu em políticas internas de reciclagem, reaproveitamento e descarte adequado de materiais; na utilização racional dos recursos naturais; instigou o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus colaboradores; e trabalhou em parceria com entidades de auxílio à comunidade.

Categoria: MARKETING
Médio/Grande porte: Pimpolho
A tradicional indústria de calçados infantis Pimpolho desenvolveu um produto que une tecnologia e ludicidade. A empresa criou sapatinhos com canções de ninar para pequenos e pequenos de 0 a 7 meses de idade. O calçado, que funciona por meio de um aplicativo no smartphone chamou a atenção do mercado e conquistou crianças, mamães e papais.

Micro/pequeno porte: Elef Shoes
A Elef Shoes apostou em uma linha de produtos veganos co-criados com o mestre de yoga e influencer digital Carlo Guaragna. Com um DNA jovem e contemporâneo, a empresa desenvolveu calçados sustentáveis produzidos com materiais reciclados, especialmente lonas, e foi destaque na mídia nacional.

Categoria: DESIGN
Médio/grande porte: ÖUS
Fundada em 2008 com o objetivo de trazer a cultura de rua e do skate para o calçado, a ÖUS criou uma linha em parceria com a hamburgueria Whatafuck. O projeto consiste em um produto com solado construído à base do bagaço de malte, resíduo da produção cervejeira. Sob o slogan “Cerveja de verdade até na sola do pé”, a novidade foi lançada, em 26 de julho de 2017, na própria Whatafuck, que entrou de cabeça na parceria: ao comprar o produto, o cliente ganhava vouchers no valor dos tênis para consumir em hambúrgueres e cerveja na loja. .

Micro/pequeno porte: Bléque
A jovem empresa Bléque nasceu com um propósito e o coloca em prática diariamente. O projeto vencedor traz um calçado com design atemporal e com propósito ambientalmente correto, com utilização de materiais sustentáveis e auxílio a pequenos produtores. Em parceria com o atelier Natália Rios, a Bléque fabricou produtos com couros de pirarucu e tilápia isentos de cromo e chamou a atenção do mercado.

Categoria: INTERNACIONALIZAÇÃO
Médio/grande porte
A marca de calçados confortáveis Usaflex levou o Prêmio por conta de um projeto estruturado para a expansão internacional por meio de lojas licenciadas nos mercados da Bolívia, El Salvador, Costa Rica e Israel.

Micro/pequeno porte
Sem vencedor (cases não alcançaram o número mínimo de critérios para avaliação)

Categoria: MATÉRIA SETORIAL
A matéria vencedora do Prêmio Direções 2019 foi escrita pelos jornalistas Mary Silva e Nelson Zimmer, sob o título “Onde está o futuro?”. Abordando mudanças no perfil do consumidor contemporâneo, menos preocupado com ostentação e mais consciente ambiental e socialmente, a reportagem apresentou o impacto dessa transformação na estética dos produtos.

Conselho Deliberativo (2019/2022)

Analdo S. Moraes, Astor R. Ranft, Caetano Bianco Neto, Caio Borges, Carlos A. Mestriner, Claudio Chies, Darcio Klaus (Cisso), Jorge Bischoff, Junior César Silva, Marco L. Meller, Paulo Konrath, Renato Klein, Ricardo José Wirth, Rosnei A. Silva, Samir Nakad e Sérgio Gracia

Conselho Fiscal (2019/2022)

Danilo Cristófoli, Eduardo Jacob, José Paulo Boelter, Maurício de Vargas, Paulo Vicente Bender e Roque Justen