Participação do Três Coroas Shoes em showroom no Peru considerada positiva

A primeira missão internacional do projeto Três Coroas Shoes ocorreu de 11 a 13 de novembro, em Lima, capital do Peru, de maneira satisfatória para todos participantes. Fizeram parte da comitiva as marcas Andine, Bebecê, Cecconello, Eléia, Stéphanie Classic, Valentina e Werner, apoiadas pelo Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas (SICTC), responsável pelo suporte operacional. Trata-se de uma promoção do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). No total, 30 grifes nacionais participaram das rodadas de negócio. Este será o primeiro de quatro showrooms previstos no Peru. Para 2020, a ideia é que o projeto leve fabricantes do polo para mais três eventos internacionais.
Executivo comercial do SICTC, Juliano Mapelli acompanhou o grupo, juntamente com o presidente da entidade, Joel Brando Klippel, e considera a experiência muito positiva. “Todos ficaram bem satisfeitos. Bons clientes foram ao showroom, o que permitiu abrir novos contatos para o polo”, comenta Mapelli. Klippel se mostrou bastante entusiasmado com a escolha do Peru. “É um país organizado e com crescimento sólido de 120 meses consecutivos, com média ao ano de crescimento de 5%. Os peruanos importam 50% de seus calçados e consideram nossos produtos referência tanto em design como em conforto e qualidade”, aponta o dirigente, que acredita que, para aumentar os volumes de venda com aquele país, é preciso uma maior aproximação e exposição dos produtos três-coroenses.
Com 25 anos de experiência no mercado externo, o diretor da Stéphanie Classic, Fábio Spohr, foi um dos grandes incentivadores desta primeira investida do Três Coroas Shoes além-fronteiras. “Para quem está neste cenário internacional, trata-se de um caminho de sobrevivência das empresas. Mas é preciso ter em mente que negócios não se constroem da noite para o dia, temos de ser persistentes. O Peru é um país ainda em crescimento, talvez o único mais estável da América Latina. O dólar está subindo e ficará neste patamar alto, então, sem dúvida, abrir mercado externo é um ótimo caminho”, analisa Spohr.
Conforme levantamento realizado pela Abicalçados, as rodadas de negócios renderam a todos participantes da missão mais de 330 contatos com compradores locais, convidados através do serviço de matchmaking. A Missão teve, ainda, Seminário Preparatório, visita ao mercado local e ação de promoção de imagem, o Photocall.

SAIBA MAIS
Novo mercado-alvo do Brazilian Footwear no biênio 2019/2021, o Peru destaca-se por ser um país em constante crescimento, com elevação do PIB acima da média registrada nos demais países da América Latina – a previsão é de que o país cresça 4% ao ano até 2023. Para a analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Paola Pontin, as projeções positivas da economia peruana e o potencial consumidor do mercado apontam para parcerias comerciais promissoras. “Durante as rodadas de negócios pudemos observar a sintonia entre as marcas brasileiras e os varejistas peruanos. Além disso, o nosso grupo era bem composto, tendo calçados de todos os segmentos, materiais e faixas de preço, o que auxiliou na prospecção e atração dos compradores”, frisa Paola. Prova do sucesso da ação pode ser vista nos resultados finais: a expectativa é de que sejam gerados mais de USD 3,55 milhões com a venda de aproximadamente 225 mil pares.

SEMINÁRIO PREPARATÓRIO
Além das rodadas de negócios, a Missão Comercial Peru contou com o Seminário Preparatório, realizado antes do showroom abrir suas portas. Durante toda a manhã do dia 11 de novembro, os empresários brasileiros puderam conhecer mais do mercado peruano, por meio de apresentações de Cauê Oliveira Fanha, da Embaixada do Brasil em Lima; Carlos Sánchez Badillo, do escritório da Apex-Brasil da América Latina; e de Iván Olaechea del Valle, diretor da Citecall Lima; bem como de Alice Rodrigues, coordenadora de Promoção de Imagem da Abicalçados, e Paola Pontin. Após o Seminário, as empresas fizeram visitas ao mercado.