“Um novo caminho para os empresários”

Vicente

Por Paulo Vicente Bender

Presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados de Dois Irmãos e da Bahia

“O decreto traz um novo caminho para os empresários, no sentido de pensar em investimentos. Recebi a visita de empresários que estavam cogitando mudar suas unidades produtivas para a Bahia. Como os incentivos oferecidos para as empresas ainda está ampliado para até 2032, ainda é interessante. Seja pelo incentivo, como também pela facilidade da mão de obra. O projeto deles é agressivo. Estive, em final de outubro, com o superintendente da Secretaria de Desenvolvimento da Bahia, que esteve em visita no Sul, para buscar agora não só fábricas de calçados, como também de componentes. Eles querem criar o cluster que temos aqui. Eu acredito que, com a agilidade com que foi ajustado o modelo tributário do Estado do RS, a partir deste decreto, penso que este assédio deve parar. Agora, podemos pensar em voltar a investir. Nós da Carrano estamos repensando o tamanho de nossa fábrica em Dois Irmãos. Já tivemos quase 1,6 mil funcionários e hoje são 800. Na unidade em Santa Maria do Herval, em torno de 200. Nossa diretoria está repensando os investimentos no Estado da Bahia. O sapato mais caro do Brasil é o do RS e, com o decreto, isso pode mudar”.