Reunião define posicionamento do SICTC – COVID-19

O Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas, entidade empresarial, representante deste setor que é responsável por mais de 80% da economia do nosso município, realizou na manhã de hoje, dia 27/03, reunião com seus associados para avaliar o atual momento vivido diante da crise originada pelo avanço da pandemia do COVID-19 e discutir as alternativas visando à saúde da população e também a manutenção dos empregos e renda. Pois, todos estão cientes que o momento é crítico e que este período de isolamento se faz necessário para evitarmos o crescimento acentuado do número de infectados pelo vírus.

A proposta que apresentamos nesse momento difícil é o retorno gradativo das atividades econômicas, permitindo que o comércio possa retomar as atividades a partir do dia 30 de março e a indústria calçadista em 06 de abril, cautelosamente, com as pessoas que não se encontram nos grupos de risco e quando o isolamento já terá completado um período superior a quinze dias.

Também consideramos necessário, o retorno das atividades das escolas de educação infantil, para que os pais ao voltar para trabalho tenham onde deixar seus filhos. Para tanto, sugerimos que seja mantida a data de retorno estabelecida no Decreto Municipal nº 3.097, de 18 de março de 2020.

Cabe salientar, que este retorno ao trabalho deve seguir todas as orientações das autoridades de saúde: disponibilizar álcool gel, evitar aglomerações, manter distanciamento mínimo, bem como manter em isolamento os colaboradores do grupo de risco (acima de 60 anos, diabéticos, hipertensos, com problemas respiratórios, doenças cardiovasculares, pacientes imunossuprimidos, grávidas e lactantes).

Entendemos que o bom senso deve prevalecer nesse momento atípico que enfrentamos, sem aprofundar ainda mais os problemas sociais decorrentes de um colapso econômico.