SICTC apoia plataforma digital Calçados do Brasil

Projeto é uma iniciativa da Abicalçados e funciona como guia de compras virtual

Com o objetivo de aproximar calçadistas e lojistas brasileiros, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) lançou, em parceria com 25 sindicatos calçadistas dos principais polos brasileiros, entre eles o Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas (SICTC), a plataforma digital Calçados do Brasil. Por meio do site calcadosdobrasil.com.br, a iniciativa já parte com mais de cem marcas cadastradas, que serão conectadas com compradores do Brasil inteiro.
O presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, destaca trata-se de uma resposta ao processo de digitalização cada vez maior da economia brasileira. “Já existia esse movimento (de incremento das negociações no meio digital) antes mesmo da pandemia do novo coronavírus. Porém, as restrições dos encontros físicos fizeram com que esse movimento fosse turbinado”, avalia o executivo.

FOCO NO B2B
Ferreira explica que o site Calçados do Brasil funcionará como uma espécie de guia de compras virtual voltado ao B2B (business to business), no qual os lojistas brasileiros poderão buscar produtos por filtros específicos, como gênero, material, tipo de uso, preços, local de produção, se oferece pronta-entrega, entre outros, 24 horas por dia, sete dias por semana. “A plataforma irá otimizar buscas e aproximar os dois elos da cadeia”, acrescenta.

UNIÃO ENTRE OS SINDICATOS
Com a parceria de 25 sindicatos calçadistas, que representam um universo de milhares de empresas dos principais polos brasileiros, a plataforma entrega uma capilaridade importante para o incremento dos negócios do setor em um País de dimensões continentais e que possui mais de 60 mil pontos de venda. “A união com os sindicatos regionais é um diferencial relevante da plataforma digital”, destaca o executivo.

SERVIÇO GRATUITO PARA ASSOCIADOS
A coordenadora de Promoção Comercial da Abicalçados, Letícia Masselli, ressalta que a Calçados do Brasil é gratuita para empresas associadas à Abicalçados, bem como para todos os compradores brasileiros interessados. Para melhorar a funcionalidade, o perfil da marca é lincado ao Instagram da mesma, não exigindo uma atualização constante do espaço. “A ideia foi criar um ambiente simples, funcional e intuitivo, tanto para fornecedores como para compradores”, comenta Letícia, acrescentando que o serviço é uma evolução a partir da experiência da entidade com o BrazilianFootwear.com, site que realiza a conexão entre marcas e importadores de todo o mundo desde 2015.

COMO FUNCIONA
Entrando no site www.calcadosdobrasil.com.br, a empresa associada à Abicalçados se cadastra como fornecedora. O espaço fica visível para lojistas de todo o Brasil, que podem efetuar buscas utilizando filtros disponíveis. O lojista também fará um cadastro, com informações que serão disponibilizadas para as empresas que forem de seu interesse, para que sejam iniciados contatos de negócios, que podem ser realizados através do site ou como for mais conveniente para as partes.

A plataforma conta com o apoio de 25 sindicatos calçadistas brasileiros: SICNH, SICERGS, SICS, SINBI, SINCASJB, SICTC, SINDICALÇADOS JAÚ, SINDICALÇADOS MG, SINDIFRANCA, SINDIGREJINHA, SINDINOVA, SINDCAU, SICEV, SICI, SINCADI, SINDICALÇADOS BA, SINDCAL CRICIÚMA, SINDICALÇADOS ES, SINDICALÇADOS UBERL NDIA, SINDICALF, SINDICALFAR, SINDICAP, SINDICALÇADOS PARAÍBA, SINDICALCE e SINDINDÚSTRIA.
Outras informações podem ser obtidas pelo site ou pelo e-mail calcadosdobrasil@abicalcados.com.br.