SICTC é parceiro em ação de sanitização inédita

Nesta sexta, o foco na atividade serão pontos específicos e empresas

Nesta semana, a cidade de Três Coroas passou por uma ação sanitária considerada inédita em todo território gaúcho. A mobilização para imunizar a cidade contra a dengue e o coronavírus ocorreu nesta quarta, dia 29, e quinta, dia 30, por iniciativa da Prefeitura local, apoiada pelos Bombeiros Voluntários, pela Organização Não-Governamental Força Tarefa Serra Gaúcha e pelo Sindicato das Indústrias de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas (SICTC). Coube ao SICTC prestar apoio à ação, distribuir material educativo e palestrar nas empresas calçadistas para esclarecer sobre como prevenir o contágio no ambiente de trabalho. Nesta sexta, 31, está prevista a sanitização também em fábricas de calçados da cidade.

Os voluntários e os profissionais da saúde atuaram em várias frentes, entre elas barreiras sanitárias no principal acesso à cidade. Durante a abordagem, houve sanitização dos veículos e a verificação da temperatura corporal dos motoristas e dos passageiros. Além disso, foram distribuídas máscaras descartáveis e prestadas orientações de prevenção ao Covid-19.

As barreiras ocorreram junto à ponte da Avenida Santa Maria e de forma itinerante, em pontos e estabelecimentos com grande fluxo de pessoas. “Na imunização, usamos um produto específico para cada situação, mas todos eles são eficazes no combate à dengue e ao coronavírus. Para desinfecção dos humanos, foi usado um produto, nos espaços públicos foi empregado outro tipo e, para os carros, um específico que não mancha a pintura”, detalhou o diretor de Operações da Força Tarefa Serra Gaúcha, Alberi Flores Júnior.

Segundo ele, os produtos aplicados criam uma barreira que queima a gordura do vírus na superfície dos objetos. “Para matar o mosquito da dengue, utilizamos um que é fumegado no ar. Nenhum dos produtos é prejudicial à saúde”, completou.

Também houve desinfecção do hospital, das escolas, postos de saúde, geriatrias, bancos, restaurantes, mercados, academias, agropecuárias, postos de combustíveis, praças, fábricas, entre outros locais.