Ana Paula Breyer Roldo, na Palavra do Associado

Palavra do associado é um espaço que o Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas/RS abre aos seus membros, mensalmente, para trazer impressões e opiniões sobre sua participação no quadro associativo do SICTC, bem como os reflexos dessa parceria no dia a dia de suas indústrias.

Dessa vez, Ana Paula Breyer Roldo, da Valentina Flats (@valentinaflats), é a associada que fala sobre sua empresa e sua relação com a entidade. A Valentina é uma empresa que está no mercado desde 1995, quando então terceirizava serviços de bordados para outras empresas calçadistas da região. Em 2011, iniciou sua produção de calçados e criou a primeira linha de sapatilhas, rasteiras, entre outros modelos da companhia. Em 2013, passaram a produzir somente para a própria marca.

Hoje, a Valentina Flats conta com duas unidades: uma sede, em Três Coroas e uma filial em Nova Hartz, ambas no Rio Grande do Sul, sendo essa última, dedicada somente aos bordados. Juntas, as duas unidades somam um total de 230 colaboradores, que produzem diariamente modelagens diversas, que carregam um alto valor de moda atribuído aos bordados e aplicações exclusivas da grife.

“O SICTC é um grande apoiador de todas as indústrias de Três Coroas devido à sua visão de coletividade, do bem comum dos fabricantes, trazendo sempre inovações, buscando reconhecimento ao setor, apostando em rodadas de negócios, enfim, reunindo esforços tão importantes, especialmente no momento atual”, pontua Ana sobre a entidade da qual tem orgulho de participar.

Ela também destaca o trabalho pontual da entidade junto às questões ambientais e jurídicas, às ações sociais, às ações coletivas voltadas aos associados e, também, na atuação da entidade com relação ao seu marketing para divulgação do cluster calçadista local. “Os meios digitais têm sido muito importantes”, aponta Ana.

Segundo Ana, o Sindicato se empenha em fazer um trabalho incrível aos seus associados. “Todo o planejamento com relação ao meio ambiente, que nos coloca como o primeiro polo calçadista no Brasil com zero passivo ambiental, é uma grande e importante conquista da entidade”, afirma.

Três Coroas Shoes

Recentemente, Ana passou a fazer parte do Comitê de Marketing do Três Coroas Shoes, um grupo que acaba de ser criado para planejar estratégias pontuais para engajar ainda mais os fabricantes locais e projetá-los em ações que alavanquem resultados junto aos compradores de calçados brasileiros. Ao lado de Ana, estão integrantes do próprio SICTC, outras duas colegas fabricantes, Gracieli Carvalho (Calçados Variettá) e Silaine Sander (Calçados Rubra) e, também, integrantes da Agência Start, responsável pela comunicação e ações de marketing do SICTC.

Ana acredita que é importantíssimo pensar no coletivo, e o projeto tem essa missão, através de uma entidade dedicada e que busca sempre o melhor para seus associados. “Quanto mais unirmos forças e buscarmos ações conjuntas, maiores as chances de crescermos e de estarmos à frente. Procuro sempre estar inserida e participando, pois isso é essencial para todos neste momento”, sinaliza.

Ela também acredita na conexão entre as empresas, já que estão no mesmo meio e com o mesmo propósito, e o SICTC tem papel fundamental nesse contexto, já que o Sindicato reforça toda essa unidade. “Quem ainda não está no projeto, deveria participar. As ações criadas pela entidade fomentam pensamentos e ações diferenciadas para o coletivo, que incluem redução de custos, divulgação de marcas e serviços e muito mais”, reforça.

“Fazer parte do Sindicato é um investimento! Diante de todas as ações, de tudo o que ele realiza, eu diria que é um investimento de suma importância! Estar vinculado à uma entidade na qual se tenha apoio, fomento de negócios e muitas ações específicas relacionadas aos mais diferentes fins é fundamental”, finaliza Ana.