Pés no Futuro: Oportunidades na Indústria Calçadista em Foco

Ainda no mês de fevereiro passado, o projeto Pés no Futuro, lançado em 2019 e idealizado pela Brune Bernardi com o apoio do Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas/RS, SICTC, teve novo encontro com jovens da cidade para apresentar-lhes inovações e oportunidades da indústria calçadista do município.

O projeto tem o objetivo de retomar o interesse destes jovens por carreiras voltadas às atividades ligadas ao sapato, em contato com as novas tecnologias e os novos processos que envolvem a manufatura do item mais famoso fabricado em Três Coroas: o calçado.

Para o presidente do Sindicato dos Sapateiros de Três Coroas, SindSapateiros, Erni Rinker, o projeto contribui e muito para um “melhor profissionalismo desses jovens”, afirma ele, que enxerga na iniciativa, uma verdadeira terra de oportunidades.

Entender a nova realidade dessa pujante indústria também está entre os objetivos do Pés no Futuro. De acordo com o responsável administrativo do SICTC, Lucas Henrique Kern, que apresenta as novidades aos jovens, “o foco está também no entendimento desse nova realidade das empresas que, diferente de antigamente, oferecem mais oportunidades e uma maior valorização da mão de obra”, avalia.

Para Paulo Cesar de Souza, Instrutor do curso de confeccionador de calçados, o Projeto Pés no Futuro deixa os jovens mais informados e consequentemente, mais decididos com relação à sua futura área de atuação no processo calçadista como um todo. “Esse projeto de aprendizagem busca oportunizar, através de um envolvimento entre diversas entidades, um futuro melhor a esses jovens”, esclarece.

“A tecnologia tem se sobressaído nas indústrias e dá suporte para todos os outros setores das empresas. Modelagem, desenho, RH, a tecnologia atravessa todas essas áreas. E isso é abordado no Projeto Pés no Futuro”, complementa o Instrutor.

Paulo ainda destaca que o principal objetivo é mostrar aos jovens todas as oportunidades que eles poderão encontrar nas empresas locais, além da trajetória profissional que poderão trilhar nesse incrível setor.