SICTC Participa de Projeto de Preservação Ambiental

Foto: Divulgação

O Projeto “Rio Paranhana, Eu Amo, Eu Cuido”, foi idealizado por entidades do município de Três Coroas/RS, que assim como o Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas/RS, SICTC, corroboram pela qualidade ambiental da Cidade Verde.

A coordenação desse projeto é feita pela Prefeitura de Três Coroas/RS, junto ao VerdeSinos, projeto regional liderado pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio do Sinos, ComiteSinos, que visa promover a recuperação ambiental de áreas de influência hidrográfica, como o rio Paranhana.

A parceria, firmada em dezembro de 2021, teve ação especial ocorrida no último dia 13, com o cercamento de área verde pública no bairro Vila Nova. Área próxima às margens do arroiozinho, o objetivo agora é desenvolver um trabalho educacional com a participação da comunidade, incluindo alunos da rede pública, além de secretarias de Educação e Desporto e Planejamento, Habitação e Meio Ambiente no local.

SICTC Lidera os EcoPontos de Entrega Voluntária

O Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas/RS fez parte da elaboração deste projeto junto ao VerdeSinos, liderando a ação dos EcoPontos de Entrega Voluntária, criado em setembro de 2020 com o objetivo de despertar a consciência ecológica na população de Três Coroas.

O EcoPonto de Entrega Voluntária recolhe materiais recicláveis trazidos por alunos e comunidade escolar nos educandários parceiros da cidade, depois, repassa os valores decorrentes da venda aos participantes. Trata-se de uma forma consciente de descartar o material reciclável de forma correta.

A gestora ambiental do SICTC, Grasiela Rutiel Huff informa que o Sindicato apoia as ações promovidas pelo projeto VerdeSinos, além dos EcoPontos especificamente: “Estamos em conexão com o VerdeSinos, projeto de extensão das ações do ComiteSinos, que tem o envolvimento de outras entidades que juntam forças para preservar o meio ambiente local de forma adequada”, aponta.

O projeto VerdeSinos viabilizará a compra de coletores específicos para serem instaladas nas escolas onde os EcoPontos funcionam, uma maneira de despertar de forma ainda mais assertiva a participação de todos na coleta seletiva na prática.

Adesão ao Projeto EcoPonto de Entrega Voluntária

Quer participar da ação promovida pelo SICTC? Basta contatar o Sindicato, solicitar informações e se inscrever. Não há custo. Essa ação específica tem o apoio do Verdes Sinos, Dirtel Transportes e da Prefeitura Municipal de Três Coroas/RS

SICTC – Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas/RS

Grasiela Rutiel Huff – Gestora Ambiental